Agência Panafricana de Notícias

BM empresta $ 100 milhões ao Quénia para apoiar setor da saúde

Nairobi- Quénia (PANA) -- O Banco Mundial (BM) aprovou um empréstimo de 100 milhões de dólares americanos a favor do Quénia para ajudar este país da África Oriental a melhorar os seus serviços de saúde básicos, anunciou quarta- feira a instituição de Bretton Woods.
Este financiamento visa reforçar a prestação dos serviços de saúde essenciais para os Quenianos, em particular os mais desfavorecidos, segundo um comunicado do Banco Mundial.
O Projeto de Apoio ao Setor da Saúde do Quénia, aprovado terça-feira pelo Conselho de Administração do Banco Mundial, apoiará os esforços do Governo para reforçar os serviços de saúde básicos e a planificação, o financiamento e a aquisição dos produtos farmacêuticos e médicos.
"O apoio do BM ao setor queniano da saúde vai permitir reforçar o acesso das populações aos serviços básicos", declarou o diretor do Banco Mundial para o Quénia, Johannes Zutt.
"Este projeto vai melhorar a regulamentação da prestação dos serviços de saúde, aumentar o fluxo de recursos nas estruturas sanitárias locais e reforçar a igualdade social", declarou.
Este programa apoiará os serviços de saúde descentralizados, financiando quatro mil centros de saúde e dispensários a fim de melhorar a qualidade dos serviços fornecidos com uma maior responsabilidade social, uma preocupação de transparência e de difusão da informação.
Ele vai igualmente ajudar o Quénia a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em matéria de saúde, estando, ao mesmo tempo, integrado no quadro da Visão de 2030 do Quénia e da Estratégia de Parceria-Local do Banco, que foi aprovada pelo Conselho de Administração em Abril de 2010.
O Quénia registou progressos significativos em matéria de saúde desde 2003, com uma redução da mortalidade e o aumento da esperança de vida.
No entanto, restam enormes desafios a enfrentar dos quais as desigualdades no acesso aos serviços de saúde, a má governação e o fluxo insuficiente de fundos no mundo rural.
Para remediar a esta situação, um quadro de abordagem setorial foi elaborado e o Governo lançou um programa de reformas para melhorar a prestação dos serviços.
Em Maio de 2010, lembre-se, o Conselho de Administração do Banco Mundial aprovou o Projeto de Instalação da Rede dos Laboratórios do Setor Público da África Oriental - um projeto de 63 milhões 660 mil dólares americanos agrupando 25 laboratórios - para melhorar os serviços de diagnóstico no Quénia, na Tanzânia, no Uganda e no Ruanda.