Agência Panafricana de Notícias

BM e UNICEF enviam $ 825 mil em equipamento médico para luta contra Ébola na Serra Leoa

Freeown, Serra Leoa (PANA) – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Banco Mundial (BM) transportaram para a Serra Leoa 48 toneladas de equipamentos médicos no valor de 825 mil dólares americanos para ajudar o país na batalha contra o vírus de Ébola que matou até ao presente mais de 470 pessoas no país, soube a PANA sábado de fonte autorizada.

Os equipamentos médicos que comportam luvas, líquidos intravenosos, antibióticos e equipamentos de proteção indivídual, constituindo todos os elementos de emergência necessários para lutar contra a epidemia de Ébola, foram transportados por um avião fretado pelas Nações Unidas, que aterrou sexta-feira última no aeroporto de Lungi.

Estes equipamentos médicos foram transferidos para a Farmácia Central de Freetown para o seu envio imediato aos diferentes centros de tratamento da doença do vírus de Ébola.

O representante do BM para a Serra Leoa, Ato Brown, declarou que a instituição financeira está determinada em melhorar a saúde da população serraleonesa e em eliminar o vírus de Ébola, que causa a morte de tantas pessoas e destrói os ganhos de desenvolvimento que a Serra Leoa conquistou nos últimos dias.

“O financiamento provém dos 200 milhões de dólares americanos de compromissos que o Banco Mundial desembolsou em agosto último para ajudar a Guiné-Conacry, a Libéria e a Serra Leoa a conter a propagação do vírus de Ébola, ajudar as comunidades a fazer face ao impacto económico da crise e melhorar os sistemas de saúde pública em toda a África Ocidental”, disse.

O representante do UNICEF na Serra Leoa, Roelland Monaland, declarou, por sua vez, que os equipamentos médicos foram identificados pelo Centro das Operações de Emergência como cruciais na luta contra o vírus de Ébola no país.

“Vamos continuar a reforçar o Ministério da Saúde e o mecanismo de riposta em matéria de saneamento para fazer face à doença”, declarou Monaland.

A PANA apurou que a Serra Leoa é o segundo país que regista o maior número de casos de doentes de Ébola, depois da Guiné-Conakry, enquanto a Nigéria e o Senegal estão igualmente afetados pelo vírus de Ébola, mas em menor escala.

No conjunto, a maior e mais complexa eclosão desta doença matou mais de duas mil pessoas na sub-região.

-0- PANA HK/SEG/MTA/SOC/FK/IZ 07set2014