Agência Panafricana de Notícias

BM doa $ 16,3 milhões ao Togo para relançar economia

Lomé- Togo (PANA) -- O Banco Mundial (BM) acaba de doar ao Togo 16,3 milhões de dólares americanos para o relançamento económico e a melhoria da boa governação neste país, soube a PANA junto da representação da referida instituição em Lomé.
Esta doação, a terceira do género, visa, à semelhança das duas primeiras, aprovadas em Maio de 2008 e em Abril de 2009 respectivamente, reforçar o orçamento do governo togolês e será disponibilizada duma só vez, de acordo com a fonte.
O principal objectivo deste financiamento é apoiar as reformas económicas empreendidas pelo Governo togolês a fim de melhorar a governação, a transparência e a eficácia na gestão das finanças públicas.
Faz igualmente parte destas metas a melhoria das reformas estruturais avançadas a fim de aprimorar a governação e a transparência nos sectores chaves da economia, dos quais o fosfato, o algodão e a energia, indica-se no local.
Esta terceira doaçâo, de acordo com o BM, "está estreitamente coordenada com a ajuda ao programa de reforma económica do governo através da doação do Fundo Fiduciário LICUS com vista ao relançamento da economia e aos novos vínculos internacionais.
Também estão relacionados com este apoio financeiro a iniciativa reforçada dos PPAE (Países Pobres Muito Endividados), bem como o apoio orçamental do Fundo Monetário Internacional (FMI), outrora Facilidade para a Redução da Pobreza e o Crescimento), de acordo com a fonte.