BM disponibiliza $15 milhões para sistema estatístico de Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Banco Mundial (BM) anunciou esta segunda-feira, na cidade da Praia, que vai disponibilizar 15 milhões de dólares americanos para o desenvolvimento do sistema estatístico de Cabo Verde.
O anúncio foi feito pelo economista sénior do BM, Rob Swinkels, falando em nome do representante desta instituição financeira internacional em Cabo Verde o BM em Cabo Verde na cerimónia de abertura de um workshop sobre monitoramento e avaliação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentado (PEDS).
Swinkels recordou que o Banco Mundial firmou uma parceria com a União Africana (UA), para financiar o desenvolvimento estatístico no continente africano.
Neste sentido, indicou que organizações regionais como a Comunidade Ecónomica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) desempenharam “um importante”, e que Cabo Verde poderá beneficiar dessa iniciativa e aceder ao financiamento.
“Uma quantia de 15 milhões estará disponível para Cabo Verde e isso oferece uma enorme oportunidade para o país poder investir em infraestruturas estatísticas e proporcionar o desenvolvimento e uso dos dados administrativos para fins estatísticos.
"Isto inclui a criação de sistemas mais eficazes de recolha e controlo de qualidade, bem como plataforma das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a recolha e tratamento de dados”, explicou.
Por sua vez, o vice-presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde, Celso Soares, adiantou que essa disponibilidade de financiamento decorre de um processo iniciado no ano passado no Fórum da Primavera do BM e do Fundo Monetário Internacional (FMI) em que o país apresentou um projeto de financiamento do sistema estatístico.
Neste momento, segundo Celso Soares, decorre a segunda fase para materialização desse projeto.
“Já se fez uma avaliação institucional ao INE e agora vamos desenhar a parte técnica do projeto para ser submetido para o financiamento”, disse, indicando que o montante não vai ser alocado ao INE, mas ao sistema estatístico nacional para o reforço da capacidade e produção de estatística no seu todo.
-0- PANA CS/IZ 04nov2019