BM desembolsa a Marrocos $ 150 milhões para mobilidade urbana
Rabat, Marrocos (PANA) - O Banco Mundial (BM) aprovou um financiamento adicional de 150 milhões de dólares americanos para o Programa de Transporte Urbano em Marrocos, lançado em 2015, noticiou a imprensa marroquina.
Este financiamento visa melhorar as capacidades das autoridades para fornecerem transportes públicos de qualidade e apoiarem investimentos no domínio das infraestruturas locais de transporte urbano", acrescentou a fonte.
O objetivo deste fundo adicional é adaptar o programa a novas prioridades na área da mobilidade urbana, nomeadamente as resultantes da pandemia do novo coronavírus (covid-19), e alargar o seu alcance, de acordo com a mesma fonte, que cita um comunicado de imprensa do BMl.
"A pandemia da covid-19 sublinha mais do que nunca a importância de se investir em transportes públicos seguros, acessíveis e eficientes para a inclusão económica e social, e a atenuação das mudanças climáticas", acrescenta a nota.
"Com este financiamento adicional, o Banco Mundial deseja ajudar as autoridades marroquinas a manterem a dinâmica das reformas e desenvolverem um sistema de transportes acessível que satisfaça as necessidades dos habitantes urbanos, num país onde a procura de mobilidade urbana e de transportes públicos fiáveis está constantemente a aumentar", sublinha o texto.
O BM concedeu a Marrocos, em julho último, um empréstimo de 500 milhões de dólares americanos para apoiar o setor digital do país.
Marrocos contraiu, igualmente no mesmo mês, junto do BM um empréstimo de 48 milhões de dólares destinado a reforçar a luta contra o coronavírus, lembra-se.
-0- PANA AT/IN/JSG/SOC/DIM/DD 06novembro2020