BM desembolsa $ 80 milhões a favor da Guiné-Conakry
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - O Banco Mundial concedeu à Guiné-Conakry fundos no valor global de 80 milhões de dólares americanos, na sequência de dois acordos assinados segunda-feira, em Conakry, na presença do primeiro-ministro guineense, Ibrahima Kassory Fofana, anuncia um comunicado oficial transmitido esta terça-feira à PANA.
A assinatura destes acordos de financiamento ocorreu igualmente na presença do vice-presidente do BM para África, Hafez Ghanem, que se encontra desde sábado último, em Conakry, a convite do Presidente guineense, Alpha Condé.
Estes acordos de créditos foram assinados no quadro do Programa Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (PNDES), que foi validado, em 2018, em Paris (França), pelos parceiros de desenvolvimento e pelos doadores.
A primeira tranche de 50 milhões de dólares americanos destina-se ao setor da Educação, enquanto os restantes 30 milhões de dólares estão reservados ao setor privado.
A Sociedade Financeira Internacional (SFI), enquanto filial do BM, comprometeu-se a desembolsar 20 milhões de dólares americanos a favor do setor agroalimentar.
A carteira do BM na Guiné-Conakry é de 24 projetos e programas ao custo total de um bilião de dólares americanos.
Para o período de 2019 a 2020, o Banco pretende desembolsar 345 milhões de dólares americanos que estarão destinados aos setores da Energia, da Saúde, da Agroindústria e do Empoderamento das Mulheres, entre outros.
O Banco Mundial abriu recentemente, em Conakry, uma representação local, inaugurada pelo vice-presidente da instituição financeira internacional para África.
-0- PANA AC/JSG/IBA/FK/IZ 30julho2019