Lomé, Togo (PANA) - O Banco Mundial (BM) aprovou, esta semana, um financiamento de 70 milhões de dólares americanos para apoiar o Togo no lançamento das bases de Cobertura Sanitária Universal (CSU) para garantir o acesso da população aos serviços de saúde de qualidade, anunciou a própria instituição.
Num comunicado de imprensa a que a PANA teve acesso em Lomé, o BM o projeto financiado através da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), sua filial, visa de "generalizar a cobertura sanitária para uma grande parte da população, nomeaamente cidadãos mais vulneráveis, mulheres grávidas e crianças."
Permitirá, sublinha o documento, "melhorar a disponibilidade de serviços básicos de saúde" através, nomeadamente, da construção e do equipamento de centros de saúde, bem como aumentar a disponibilidade de recursos humanos qualificados em regiões desfavorecidas.
No âmbito da cobertura sanitária universal, o Togo começará, no início do próximo ano, a expandir a segurança social aos trabalhadores do setor informal, abrangendo cerca de três milhões e 500 mil pessoas. lê-se na nota.
-0- PANA FAA/IS /DIM/15março2021