BM desembolsa $ 50 milhões para ajudar Benin a enfrentar Covid-19
Cotonou, Benin (PANA) - O Banco Mundial (BM) aprovou um financiamento adicional de 50 milhões de dólares americanos para ajudar o Benin a atenuar o impacto da crise sanitária do coronavírus na fase de relançamento socioeconómico, soube-se este domingo junto da instituição financeira.
Este apoio da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) do Banco Mundial apoiará as reformas lançadas para reforçar a gestão fiscal e da dívida, melhorar a viabilidade financeira do setor da energia e favorecer o desenvolvimento da economia digital. Ele vem igualmente reforçar uma primeira operação aprovada em dezembro último, para promover um crescimento mais rápido e sustentável.
As reformas ajudarão sobretudo a aumentar o desempenho e a competitividade do setor da energia elétrica, promover as fontes de energia renovável e apoiar o desenvolvimento da infraestrutura digital e o acesso abordável à alta velocidade.
A propagação do coronavírus provocou uma diminuição das atividades económicas, do crescimento económico do país, mas também das receitas do Estado enquanto ele deve enfrentar as necessidades urgentes, fez observar a instituição financeira.
O apoio adicional ajudará a colmatar o défice de recursos orçamentais para enfrentar as necessidades sociais básicas e do setor produtivo, sublinha-se. Este financiamento eleva doravante para quase 90 milhões de dólares americanos, a soma total concedida pelo BM a favor do Benin para enfrentar a crise sanitária ligada ao coronavírus.
-0- PANA IT/BEH/FK/IZ 28junho2020