BM concede $ 300 milhões para emprego de jovens e mulheres no Benin
Cotonou, Benin (PANA) - O Banco Mundial (BM) vai conceder cerca de 300 milhões de dólares americanos, nos próximos dias, para apoiar o emprego de jovens e mulheres no Benin, anunciou a instituição financeira neste sábado.
Este financiamento da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID) visa ajudar o Benin a promover o emprego e as oportunidades económicas para jovens e mulheres, através do acesso à educação e formação técnica e profissional, bem como ao empreendedorismo de qualidade.
Permitirá a 46 mil alunos atuais e futuros beneficiar de educação e formação técnica e vocacional de melhor qualidade, principalmente por meio de escolas profissionais.
O projeto vai também beneficiar docentes e responsáveis pela educação e formação técnico-profissional, profissionalizando-os graças a um sistema mais moderno de formação de quadros e, no caso de lideranças institucionais, a uma maior autonomia de gestão, segundo a mesma fonte.
Além disso, sob a componente de empreendedorismo do projeto, 2.200 empreendedores e empresas receberão treinamento e financiamento e outros beneficiários a jusante também incluirão o ecossistema geral de apoio ao empreendedorismo e ao setor privado.
Finalmente, o projeto vai beneficiar a economia beninense no seu conjunto, produzindo trabalhadores mais qualificados e qualificados, com competências profissionais e empresariais adaptadas às necessidades do mercado de trabalho.
-0- PANA IT/JSG/SOC/MAR/IZ 19dez2021