BM concede $ 100 milhões à Guiné-Conakry para agricultura
Conakry, Guiné (PANA) - O Governo guineense e o Grupo Banco Mundial (BM) assinaram, segunda-feira, um acordo para financiar o Projeto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial da Guiné (PDACG) no valor de 100 milhões de dólares americanos, soube-se de fonte oficial.
Segundo um comunicado do Ministério das Finanças chegado à PANA, este apoio do BM faz parte da assistência da instituição financeira na perspetiva da implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (PNDES).
O projeto compreende duas fases de quatro componentes cada, incluindo a do desenvolvimento da agricultura comercial na Guiné, que será efetivada prioritariamente, em Conakry, a capital, depois nas áreas mineiras de Boké-Kamsar (norte) e no eixo Kindia-Conacry.
Deve contribuir para a construção de importantes infraestruturas agrícolas e agroindustriais para o país, como estradas rurais, mercado grossista, plataformas logísticas, frigoríficos e armazéns.
Segundo o Banco Mundial, uma das componentes importantes do projeto é a diversificação da economia guineense, fortemente focada no secor mineiro.
A primeira fase do projeto incidirá principalmente no apoio ao reforço do setor agrícola afetado pela crise da covid-19 e no relançamento da resiliência da Guiné a choques futuros através da criação de um sistema de segurança sólido.
O projeto visa criar 24 mil empregos para jovens e mulheres, ao longo das cadeias de valor agrícolas, antes de aumentar em 145 mil o número de agricultores e famílias rurais que vão beneficiar das oportunidades de negócios nas cadeias de valor agrícolas, incluindo cajú, fonio, frutas e vegetais e animais produtores.
Os dois lados planeiam implementar o projeto em "um período razoável" de quatro anos, antes de passar para a segunda fase a um custo de 100 milhões de dólares americanos.
-0- PANA AC/JSG/SOC/MAR/IZ 30março2021