BM concede $10.000.000 para reforço da vacinação contra covid-19 em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Banco Mundial (BM) atribuíra a Cabo Verde um financiamento adicional de 10.000.000 dólares americanos para permitir um "acesso seguro, acessível e equitativo” às vacinas contra a covid-19 e assegurar uma vacinação eficaz no arquipélago, apurou a PANA, segunda-feira, na cidade da Praia, de fonte segura.
Segundo um comunicado de imprensa, Cabo Verde foi o primeiro país em África a beneficiar de um apoio do BM para a distribuição de vacinas para combater a pandemia.
A nota acrescenta que o Projeto de Resposta de Emergência à covid-19 ajudará o arquipélago a reforçar ainda mais o sistema de vacinação e os sistemas nacionais de preparação em matéria de saúde pública.
Este novo apoio orçamental, segundo a nota, ajudará o Governo a atingir a sua meta nacional de vacinação de 70 por cento da população até dezembro de 2021, através do apoio à aquisição e distribuição de doses adicionais de vacinas contra a covid-19 para cerca de 130.000 pessoas.
Citado no documento, a representante residente do BM em Cabo Verde, Eneida Fernandes, reconheceu que, apesar do “forte empenho” do Governo, a disponibilidade de vacinas tem sido um “enorme constrangimento."
Considerou, no entanto, que a vacinação no arquipélago é crucial para a retoma do turismo e, consequentemente, para a recuperação económica do país, gravemente afetado pela pandemia com uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 14,8 por cento em 2020.
Por seu turno, o líder da Equipa de Intervenção do BM, Edson Araújo, afirmou que, com este financiamento adicional, o apoio fornecido pelo Projeto de Resposta de Emergência Covid-19 de Cabo Verde ascende a um total de 20.940.000 dólares americanos.
“Este apoio fornecerá financiamento adicional para adquirir e distribuir vacinas contra a covid-19, de forma a contribuir para alcançar a meta do Governo de vacinar 100 por cento da população adulta, e reforçar as capacidades relevantes do sistema de saúde para implementar uma vacinação bem-sucedida”, disse Araújo, citado no comunicado.
A vacinação contra a covid-19 em Cabo Verde começou a 19 de março de 2021, dando prioridade às pessoas com 60 anos de idade ou mais e aos trabalhadores essenciais, tendo sido alargada em junho a todos os adultos com mais de 18 anos de idade.
A 1 de julho corrente, 22 por cento da população adulta tinha recebido pelo menos uma dose da vacina.
Entretanto, Cabo Verde já recebeu, desde que iniciou o processo de vacinação contra a covid-19, cerca de 380.000 vacinas, está a vacinar 3.500 pessoas por dia mas tem capacidade para chegar às 5.000.
Os números foram adiantados pelo diretor nacional de Saúde, Jorge Barreto, à margem da conferência de imprensa que se realiza semanalmente para relatar a evolução da pandemia em Cabo Verde.
“Pelas contas que nós já fizemos, nós podemos vacinar cerca de 3.500 pessoas por dia, no mínimo, porque as equipas de vacinação foram reforçadas. Poderíamos, até a este momento, dizer que temos a capacidade para vacinar até 5.000 pessoas por dia”, regozijou-se.
-0- PANA CS/DD 12julho2021