BM aprova subvenção de $ 70 milhões para Mauritânia
Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Banco Mundial (BM) aprovou uma subvenção de 70 milhões de dólares da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), para ajudar a reforçar a resposta à pandemia do coronavírus (covid-19), na Mauritânia, anuncia uma declaração divulgada segunda-feira à noite.
Os fundos estão a ser fornecidos como parte de "uma Operação de Política de Desenvolvimento (DPO) de emergência centrada na covid-19, destinada a proteger os países pobres e mais vulneráveis e a lançar as bases para a recuperação económica, apoiando as Pequenas e Médias Empresas (PME) de melhorando a transparência da dívida", indica a nota.
O documento que se reporta a uma decisão tomada em reunião realizada a 31 de julho último indica que "esta operação de apoio orçamental está alinhada com as prioridades do plano de resposta multisetorial à covid-19, elaborado pelo Governo, bem como o Quadro de Parceria para o período 2018-2023".
A covid-19 "terá grandes impactos económicos, fiscais e sociais na Mauritânia" e estes recursos permitirão preencher a lacuna de financiamento gerada pela crise.
Este apoio orçamental "permitirá igualmente preservar a subsistência da população e reduzir os riscos de os mais vulneráveis voltarem a cair na pobreza", segundo L'eurent MSellati, chefe das operações BM para a Mauritânia.
As previsões da última edição do relatório BM sobre a situação económica, na Mauritânia, prevêem que covid-19 terá um grande impacto nas perspetivas a curto e médio prazos, e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) poderá cair 5,9 por cento, em 2019, para entre -2,0 por cento e -6,8 por cento em 2020.
-0- PANA SAS/BEH/DIM/IZ 04agosto2020