Agência Panafricana de Notícias

BM, Países Baixos e Fundo para Ambiente financiam segunda fase do projeto da OMVS

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Banco Mundial (BM), os Países Baixos e o Fundo Mundial para o Ambiente (FMA) vão financiar com 90 biliões de francos CFA (cerca de 178 milhões de dólares americanos) as segundas fases do Projeto de Gestão dos Recursos Hídricos de Uso Múltiplo (PGIRE) da Organização para a Valorização do Rio Senegal (OMVS).

Segundo o ministro senegalês da Hidráulica e Saneamento e presidente em exercício do Conselho de Ministros da OMVS, Omar Gueye, os mesmos doadores prometem financiar igualmente um Programa de Gestão do Ambiente do Rio (GAR) no valor de 15 milhões de euros.

Omar Gueye falava durante uma reunião do Conselho de Ministros da OMVS prepartória à XV cimeira dos chefes de Estado da organização sub-regional prevista para segunda-feira em Nouakchott, capital mauritana.

O PGIRE da OMVS, completado pelo GEF, visa servir « de plataforma transfronteiriça no quadro da luta contra a pobreza, apoiando nomeadamente a pequena agricultura irrigada, a pesca continental, a luta contra a malária e a biliarziose na bacia do rio » partilha pela Guiné, pelo Mali, pela Mauritânia e pelo Senegal.

-0- PANA SAS/SSB/FK/IZ 24março2013