Agência Panafricana de Notícias

BID concede cerca de $ 112 milhões ao Senegal

Dakar, Senegal (PANA) – O vice-presidente do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) Birama Boubacar Sidibé, e o ministro senegalês da Cooperação Internacional, Transportes Aéreos, Infraestruturas e Energia, Karim Wade, assinaram segunda-feira em Dakar duas convenções de financiamento de 52 biliões de francos CFA (cerca de 112 milhões de dólares americanos).

Trata-se dum financiamento de 43 biliões de francos CFA (cerca de 93 milhões de dólares americanos) e um de outro de nove biliões de francos CFA (cerca de 19 milhões de dólares americanos) respetivamente para a compra duma central elétrica e a modernização das escolas corânicas.

O primeiro vai permitir a aplicação dum plano de restruturação e o relançamento do setor da energia, financiando a compra duma central elétrica de 70 megawatts.

"A energia é um setor que apoiamos muito", disse o representante do BID antes de acrescentar que no Senegal pelo menos 80 porcento das intervenções da instituição financeira concentram-se no setor da energia.

O segundo financiamento deve permitir ao Ministério do Ensino Pré-escolar, Elementar, Médio Secundário e Línguas Nacionais financiar a modernização das escolas corânicas (“daaras” em língua nacional wolof).

-0- PANA COU/TBM/SOC/MAR/TON 09agosto2011