Agência Panafricana de Notícias

BID concede ajuda alimentar de emergência de $ 2 milhões ao Sahel

Dakar, Senegal (PANA) – O Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) concedeu uma subvenção para ajuda alimentar de emergência de dois milhões de dólares americanos destinada às comunidades mais vulneráveis no Sahel, anunciou a instituição financeira num comunicado transmitido segunda-feira à PANA.

Segundo a mesma fonte, este fundo destina-se « à faixa do Sahel no Tchad, à zona silvo-pastoril da Mauritânia, às províncias norte e leste do Mali, às localidades norte, centro-norte e orientais do Burkina faso e às de Tillabery, Zinder e Niamey no Níger ».

Segundo o texto, nesses países da África Ocidental e no Tchad, a produção total foi de 16 milhões 600 mil toneladas, uma diminuição de 25 porcento em relação ao exercício de 2010, expondo 15 milhões de pessoas a não poder consumir as duas mil quilocalorias por dia recomendadas .

«Esta situação de emergência e o risco de fome na região onde já prevalece uma desnutrição aguda foram confirmados por um estudo realizado conjuntamente pelo Comité Permanente Interestados de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS), pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) », indica o comunicado.

-0- PANA SIL/TBM/FK/IZ 17abril2012