Conakry, Guiné (PANA) - O Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), com sede em Jeddah, na Arábia Saudita, aprovou, a favor da Guiné, durante a sua 343.ª reunião do Conselho de Administração, diversos novos projetos de desenvolvimento, anunciou um comunicado da instituição financeira transmitido à PANA.
Trata-se de um primeiro inicial de 159.560.000 euros, destinado à construção da estrada Labé-Mali, no centro da Guiné.
A Guiné beneficiou ainda de um segundo envelope de 23.000.000 euros, destinado a cobrir o financiamento adicional do projeto de interconexão elétrica de alta tensão da Organização para o Aproveitamento do Rio Gâmbia (OMVG), de que a Guiné faz parte.
O projeto visa satisfazer a crescente denanda de eletricidade e melhorar as condições de vida, proporcionando o bem-estar económico coletivo.
Por outro lado, o presidente do BID e do Conselho, Muhammad Al Jasser, que presidiu à reunião sábado último, aprovou 1.600.000.000 dólares americanos para novos projetos de desenvolvimento nas cidades em países membros localizados na Ásia, África e Europa.
Os projetos aprovados cobrem os setores de desenvolvimento, incluindo os da construção de estradas e do transporte de alta velocidade, da energia limpa e renovável, da avicultura e pesca, da irrigação e agricultura.
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 25dez2021