Libreville, Gabão (PANA) - A sede do Banco Internacional do Gabão e da França (BGFI, sigla em francês) pagará 1,7 mil milhão de FCFA (cerca de dois milhões e 600 mil euros) em juros a obrigacionistas do BGFI Holding Corporation, de acordo com um comunicado do Banco dos Estados da África Central (BEAC).
O BEAC, emissor do valor "BGFI holding 5 por cento bruto 2013-2020", procedeu ao pagamento de juros no valor acima mencionado.
O cupão líquido recebido por título, no que diz respeito aos juros, é de dois mil 500 FCFA (mais de 83 mil euros), lê-se na nota.
O BGFI Holding SA, a principal empresa do Grupo BGFIBank, tinha lançado em 2013 um empréstimo obrigacionista no valor de 80 mil milhões de francos CFA (670,4 milhões de euros), por um período de sete anos.
O objetivo desta captação de recursos é apoiar o financiamento de projetos estruturantes nos países onde o grupo esteja estabelecido.
Esta emissão de 800 mil obrigações, com um valor nominal de 100 mil FCFA (mais de 83 mil 800 euros), foi remunerada a uma taxa de cinco por cento bruto e cotada na Bolsa de Valores da África Central (BVMAC).
Criado em Libreville em abril de 1971, sob o nome Banco de Paris e dos Países Baixos do Gabão, o BGFI Bank conseguiu diversificar a sua oferta através da sua crescente rede e, sobretudo, estabelecer-se como líder no mercado local e como um importante grupo bancário dentro da Comunidade Económica Monetária da África Central (CEMAC).
-0- PANA LAW/JSG/SOC/CJB/DD 21jan2020