Agência Panafricana de Notícias

BERD aumenta seus esforços para apoiar economia na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - O Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) anunciou na quinta-feira estar a intensificar os seus esforços para apoiar a economia tunisina, soube a PANA de fonte oficial em Túnis.

O BERD está também a aumentar o atual limite de financiamento comercial do Banco da Tunísia, de 20 milhões para 50 milhões de dólares americanos, a fim de ajudar exportadores e importadores nacionais a continuarem as suas atividades comerciais durante a pandemia do coronavírus, de acordo com a mesma fonte.

Esta extensão inscreve-se no quadro do Programa de Facilitação do Comércio (PFT) do BERD, que visa promover o comércio externo para o destino, em proveniência e dentro das economias em que este banco investe.

"É vital para a economia global manter o comércio fluindo no contexto da crise atual. Respondendo à  uma enorme demanda, o BERD aumentou o seu limite de financiamento comercial para três biliões de euros, só em 2020", disse o Banco numa declaração posta à disposição da PANA.

"O aumento do financiamento comercial concedido ao Banco Tunisino  ajudará a mitigar perturbações nos câmbios comerciais e em cadeias de abastecimento, causadas pelas atuais condições de mercado. O BERD está a trabalhar com cinco bancos parceiros tunisinos, cujos limites combinados de financiamento comercial excedem 100 milhões de dólares americanos."

Desde o início das suas operações na Tunísia, em 2012, o BERD investiu 945 milhões de euros em 46 projetos neste país e prestou assistência técnica a quase mil 200 pequenas empresas, das quais dois terços localizadas nas regiões do país.

-0- PANA AR/BAI/TBM/SOC/DIM/DD 23outubro2020