Agência Panafricana de Notícias

BEI financia Pequenas e Médias Empresas africanas

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- O Banco Europeu de Investimento (BEI) disponibilizará cerca de 15 milhões de dólares americanos para apoiar Pequenas e Médias Empresas (PME) africanas, indica um comunicado publicado quarta-feira em Bruxelas.
A contribuição do BEI será entregue a REGMIFA, um fundo único de micro-finança criado pelo G-20 e destinado a apoiar as PME africanas, lê-se na nota.
De acordo com a fonte, os empréstimos, que serão concedidos "em moeda local", visam ajudar as empresas africanas a desenvolverem-se, criando empregos e lutando contra a pobreza".
Estes créditos deverão igualmente permitir financiar pelo menos 300 mil empresas nos próximos cinco anos e criar ou salvaguardar 500 mil empregos na África Subsariana, segundo a nota.
A criação destes empregos representará uma contribuição maior ao mesmo tempo para a luta contra a pobreza e para a redução dos efeitos da crise económica em África, segundo o texto.
Os empréstimos, destinados essencialmente às mulheres, deverão melhorar a sua situação social e o seu papel de empresárias e criadoras de fontes de rendimentos.