Agência Panafricana de Notícias

BEI empresta 75 milhões de euros à Serra Leoa

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Banco Europeu de Investimento (BEI) emprestou 75 milhões de euros à Serra Leoa para o financiamento das obras da rede elétrica que deverá garantir o abastecimento de quatro países em situação de pós-conflito, designadamente a Côte d´Ivoire, a Guiné, a Libéria e a Serra Leoa.

Segundo um comunicado do BEI transmitido à PANA, este empréstimo é o primeiro que a instituição financeira europeia concedeu à Serra Leoa desde 2003.

A construção da linha de alta tensão de mil 350 quilómetros de comprimento que garante o abastecimento elétrico dos quatro países, exige um investimento total de 370 milhões de euros, indica o comunicado.

A realização deste projeto permitirá reduzir consideravelmente os custos da eletricidade na Libéria e na Serra Leoa . Por outro lado, a linha de transporte da eletricidade permitirá à Côte d´Ivoire poder exportar a energia para os países vizinhos.

Este projeto permitirá igualmente apoiar o desenvolvimento da vasta potencialidade dos recursos hidroelétricos da Guiné Conakry, precisa o comunicado.

-0- PANA AK/TBM/FK/DD 21dez2012