BEI empresta 38 milhões de euros à Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia e o Banco Europeu do Investimento (BEI) assinaram, quarta-feira, um acordo de financiamento no valor de 38 milhões de euros, soube a PANA de fonte oficial em Túnis.
O acordo foi rubricado pelo ministro tunisino da Economia, Finanças e Apoio ao Investimento, Ali Kooli, e pelo diretor do BEI na Tunísia, Jean-Luc Révereault, segundo a fonte.
O financiamento comporta duas vertentes, das quais uma destinada à Empresa Nacional de Exploração e Distribuição da Água (SONEDE), no valor de 24 milhões de euros, a fim de garantir as necessidades do país em termos de recursos de água potável.
A segunda, estimada em 14 milhões de euros, é destinada ao Estado tunisino para o abastecimento de água potável no quadro dum projeto do Porto Financeiro de Grande Túnis.
Ao tomar a palavra nesta ocasião, o governante tunisino saudou a importância deste projeto, que, a seu ver, deve ser realizado nos próximos quatro anos, devido a necessidades crescentes de Grande Túnis, em termos de água potável.
Esta região cobre quatro províncias, designadamente Túnis, Ariana, Ben Arous e La Manouba, ou seja, um universo de dois milhões 800 mil habitantes que deverá brevemente aproximar-se de três milhões 200 mil habitantes.
Por sua vez, o diretor do BEI na Tunísia afirmou que a sua instituição está disposta a continuar a apoiar o país, nomeadamente nos setores vitais e estratégicos, com receitas para os habitantes.
-0- PANA YY/IN/IS/FK/DD 21out2020