Agência Panafricana de Notícias

BEI empresta 120 milhões de euros à África do Sul para infra-estruturas

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- O Banco Europeu de Investimento (BEI) emprestou 120 milhões de euros à África do Sul para a modernização das infra-estruturas rodoviárias do norte deste país, soube-se de fonte oficial.
Num comunicado entregue quinta-feira à imprensa em Bruxelas, a instituição financeira europeia indicou que estes fundos se destinam à South African Roads Agency (Agência Nacional Sul-Africana de Estradas), para o financiamento das obras de extensão e modernização da rede rodoviária.
A nota sublinha que estes fundos servirão nomeadamente para financiar a modernização e a extensão do troço de 30 quilómetros do eixo R21 entre Pretória (capital do país) e o aeroporto Oliver Tambo perto de Joanesburgo (capital económica) bem como as obras de reabilitação dum troço de mais de 160 quilómetros que liga Joanesburgo à Swazilândia, país incluso inteiramente no território sul-africano.
Segundo a fonte, as restruturações previstas terão efeitos positivos do ponto de vista da segurança e construção das vias de emergência e de encruzilhadas a vários níveis.
Além disso, o projecto terá uma forte dimensão social, pois, disse o comunicado, ele contribuirá para o desenvolvimento das províncias menos avançadas e para a criação de empregos directos e indirectos de que poderão beneficiar grupos de populações desfavorecidas.