BEI empresta 10 milhões de euros a pequenos camponeses no Mali
Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Banco Europeu de Investimento (BEI) emprestou 10 milhões de euros a Kafo Jiginew, uma instituição local de microfinanças, destinados a pequenos exploradores agrícolas e pequenos empresários, soube a PANA de fonte oficial.
O acordo de empréstimo foi rubricado terça-feira última em Bamako, na presença do primeiro-ministro maliano, Boubou Cissé, cumulativamente ministro das Finanças.
Kafo Jiginew concedeu empréstimos a mais de 400 mil membros de 19 cooperativas no Mali, desempenhando assim um papel essencial para ajudar pequenos camponeses agrícolas a fazerem face à diminuição dos preços do algodão, entre outros males.
Os empréstimos concedidos serão reembolsados em moeda local para permitir evitar despesas e incertezas ligadas à gestão dum empréstimo concedido em divisas estrangeiras.
O novo empréstimo do BEI permitirá abrir 60 mil novos microcréditos de que poderão beneficiar 15 mil pequenos camponeses e pequenos empresários.
Por esta ocasião, o primeiro-ministro maliano declarou que o reforço da oferta de financiamento em moeda local contribuirá para a estabilidade do país, ao criar novas perspetivas económicas no Mali e em África.
Por sua vez , o diretor-geral de Kafo Jiginew, David Dao, declarou que "o aumento dos microcréditos contribuirá para o desenvolvimento socioeconómico do Mali e a estabilidade do Sahel.”
Do seu lado, o vice-presidente do BEI, Ambroise Fayolle, sublinhou que a parceria com o Mali reflete a determinação do BEI a apoiar novos investimentos na região do Sahel e em África.
-0- PANA AK/JSG/SOC/FK/DD 26fev2020