BEI disponibiliza 200 milhões de euros para Marrocos
Rabat, Marrocos (PANA) - O Banco Europeu de Investimento (BEI) e o grupo Crédito Agrícola de Marrocos (GCAM) assinaram, quarta-feira, um acordo de financiamento de 200 milhões de euros para apoiar as empresas marroquinas no setor agrícola, anuncia um comunicado conjunto.
Este acordo visa reforçar mais particularmente a bioeconomia e a agricultura com uma atenção particular para o desenvolvimento sustentável, acrescenta o comunicado.
De acordo com a mesma fonte, o protocolo tem por objetivo apoiar e acompanhar a execução da nova estratégia agrícola do reino de Marrocos “Generation Green 2020-2030”.
Esta linha de crédito inclui o financiamento das cadeias de valores agrícolas de todas as produções e envolve todo o ecossistema ( produção, armazenamento, condicionamento, embalagem, transformação, comercialização).
São elegíveis a este financiamento todos os segmentos da produção alimentar, a montante e a jusante (expolorações agrícolas, cooperativas agrícolas, agrupamentos de interesse económico, pequenas e médias empresas, microempresas), indica o comunicado,
A nota acrescenta que o crédito visa, em particular, os investimentos produtivos e geradores de empregos e de valor acrescentado, em perfeito acordo com as orientações de “Géneraton Green 2020-2030”.
O BEI também mobilizará recursos adicionais para acompanhar o GCAM e os seus clientes através duma assistência técnica identificada, que permitirá, por um lado, apoiar a digitalização deste setor, o emprego do “big data”, e por outro lado, desenvolver medidas e ações a favor do ambiente.
Parceiro chave de Marrocos, há mais de 40 anos, o BEI concedeu, desde 2007, mais de cinco biliões de euros de financiamento dos quais 30 por cento destinados ao setor privado.
-0- PANA AT/IN/JSG/FK/IZ 17set2020