Agência Panafricana de Notícias

BEI concede empréstimo de 15 milhões de euros às ilhas Maurícias

Bruxelas- Bélgica (PANA)-- O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um empréstimo de 15 milhões de euros às ilhas Maurícias para financiar a construção de duas refinarias de açúcar no quadro dum programa de reforma da indústria açucareira local.
Segundo um comunicado transmitido terça-feira à imprensa em Bruxelas pela BEI, além da construção de duas novas refinarias, os créditos vão ajudar a melhorar as instalações de armazenagem e de manutenção, bem como a financiar os trabalhos de aumento duma refinaria existente.
A União Europeia decidiu mobilizar, por intermédio do BEI, um montante total de 10 milhões de euros para ajudar os países de África, das Caraíbas e Pacífico (ACP) produtores do açúcar a fazer face à baixa progressiva do preço deste produto nos mercados europeus.
Estes créditos respondem igualmente à estratégia global de adaptação do sector do açúcar adoptada pelo Governo das ilhas Maurícias para garantir a viabilidade a longo prazo da sua indústria na matéria.
A soma concedida pela União Europeia permitirá a criação de pelo menos 70 novos empregos, além de manter em actividade 500 trabalhadores na indústria açucareira desta ilha do Oceano Índico, sublinha o comunicado.