Agência Panafricana de Notícias

BEI concede a Cabo Verde 5,1 milhões de euros para melhoria da energia

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Banco Europeu de Investimentos (BEI) concedeu a Cabo Verde 5,1 milhões de euros destinados a reforçar a eficiência e a eficácia do setor energético no arquipélago, soube a PANA, sexta-feira na cidade da Praia de fonte oficial.

Segundo uma nota do Ministério das Finanças de Cabo Verde, com este acordo “o Governo vai investir forte na componente soft do setor, isto é, vai reforçar a eficácia e eficiência energética”.

Ela afirma que “o donativo aspira aperfeiçoar a gestão da procura, reduzir perdas de energia técnica e comercial”.

O montante agora disponibilizado contempla um laboratório para as empresas Electra do Sul e do Norte, reformas e reforço de rede, compra e instalação de contadores, sistemas de baixa tensão, redes de remodelação e ajuste de extensões pré-pagos.

No âmbito deste financiamento prevê-se a instalação de limitadores de potência para os clientes de baixa tensão e o desenvolvimento de sistemas de gestão de rede para as ilhas de Santiago, São Vicente e Sal.

A implementação das medidas previstas no âmbito deste financiamento é considerado um passo importante para o alcance do objetivo do executivo do primeiro-ministro José Maria Neves de atingir 50 porcento de penetração de energias renováveis em Cabo Verde até 2020.

O BEI considera que Cabo Verde, com o seu programa de energias renováveis, torna-se "pioneiro e modelo" a seguir pelos outros países da África Subsariana, igualmente muito dependentes das energias fósseis.

A instituição bancária financiou com 30 milhões de euros, com o Banco Africano de Desenvolvimento (15 milhões de euros), os projetos de construção de quatro parques eólicos nas ilhas de Santiago, São Vicente, Boa Vista e Sal, que garantem uma potência instalada de 25,5 MW de energia.

-0- PANA CS/TON 28novembro2014