Agência Panafricana de Notícias

BEI apoia sector eléctrico no Benin

Cotonou- Benin (PANA) -- O Banco Europeu de Investimento (BEI) acaba de conceder ao Benin 32 milhões de euros (20 biliões e 900 milhões de francos CFA) para apoiar o projecto de reabilitação da rede eléctrica Benin/Togo, soube quinta-feira a PANA de fonte oficial em Cotonou.
Este projecto, que visa reforçar e estender as redes de transporte de electricidade entre o Togo, o Benin e a Nigéria, permitirá à Comunidade Eléctrica do Benin (CEB), pertenceente ao Benin e ao Togo, melhorar a confiabilidade do abastecimento, garantir mais reservas às instalações de produção local e reduzir as perdas de rede.
O projecto, com custo total estimado em 73 milhões e 200 mil euros, é financiado conjuntamente pelo BEI (47,8 porcento), pelo Banco Mundial (24,6 pc), pela Kreditanstalt für Wiederaufbau (19,1 pc) e pelo promotor (8,5 pc).
Para o Benin, o financiamento do BEI que se estende a 22 anos, toma em conta a construção da linha 161 kv Onigbolo-Parakou, nomeadamente a construção duma nova linha de 280 quilómetros que liga Onigbolo a Parakou, a extensão e a modificação das sub-estações que existem em onigbolo e em Parakou (unicamente Benin).
O projecto visa construir uma nova linha de 30 quilómetros entre Sakété e Tanzoun, uma sub-estação em Tanzoun, uma conexão sobterrânea entre Tanzoun e Ouando, bem como a extensão das sub-estações que existem em Sakété e Ouando (Benin).
A reabilitação da linha 161 KV Lomé-Cotonou-Sakété, principal linha de abastecimento de energia eléctrica entre as regiões sul do Togo e do Benin é igualmente uma das componentes deste projecto.