Agência Panafricana de Notícias

BCEAO denuncia requisição de suas agências por Laurent Gbagbo

Dakar, Senegal (PANA) – O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) denunciou a requisição quarta-feira das suas agências em Abidjan pelo Governo do Presidente cessante da Côte d'Ivoire, Laurent Gbagbo.

« A 26 de Janeiro, as agências do Banco Central foram atacadas e o pessoal foi retido para efetuar diferentes operações no quadro das missões destinadas ao Banco Central. Antes, o Governo do Presidente cessante da República de Côte d'Ivoire informou o BCEAO que decidiu requisitar as instalações, bem como o pessoal da direção nacional na Côte d'Ivoire e nomear os responsáveis da referida direção nacional », indica um comunicado enviado quinta-feira à PANA em Dakar.

« O BCEAO protesta vigorosamente contra esta decisão de requisição, bem como a de nomeação dum diretor nacional tomada em violação flagrante dos engajamentos internacionais assumidos pelo Estado da Côte d'Ivoire, em particular através do Tratado da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA) », acrescenta o comunicado.

« O governador interino do BCEAO informa o sistema bancário e os agentes económicos que disposições estão em curso para que, em relação com o Presidente Alassane Ouattara, as respostas apropriadas sejam dadas nos melhores prazos a esta situação sem precedentes na União », sublinha o comunicado.

Por conseguinte, todas as agências do BCEAO instaladas no território da Côte d'Ivoire estão encerradas até nova ordem, indica o texto que lembra que sábado, em Bamako, no Mali, os chefes de Estado da UEMOA, da qual a Côte d'Ivoire é membro, convidaram Alassane Ouattara a designar um candidato do seu país para terminar o mandato do governador demissionário do BCEAO, o Ivoiriense Philippe-Henri Dacoury-Tabley.

Em dezembro passado, os ministros das Finanças da União, reunidos em Bissau, na Guiné-Bissau, instruíram o BCEAO a "permitir apenas aos representantes designados pelo Governo do Presidente eleito Alassane Ouattara" a efetuar os movimentos nas contas abertas em nome do Estado ivoiriense nos livros do BCEAO.

-0- PANA SIL/JSG/SOC/MAR/TON 28janv2011