Agência Panafricana de Notícias

BADEA concede a Cabo Verde $ 2 milhões para luta contra pobreza

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA) concedeu a Cabo Verde um empréstimo de dois milhões de dólares norte-americanos para a implementação dum projecto de redução da pobreza e de melhoria das condições de vida das camadas mais pobres das zonas rurais e peri-urbanas no arquipélago, soube a PANA na Praia de fonte oficial.

O projeto financiado pelo BADEA vai concentrar-se nas ilhas de Santiago e do Fogo, que contam cerca de 273 mil habitantes (51,5 porcento da população total do país) e propõe-se a aumentar os rendimentos dos beneficiários, através da melhoria da sua capacidade de produção em atividades geradoras de rendimento.

Ele visa também realizar o desenvolvimento sustentável em proveito dos grupos mais necessitados e melhorar o nível de saúde e as condições de vida, facilitando o acesso aos serviços básicos.

Entre as componentes do projeto figuram o acesso aos serviços de base, compreendendo a realização de microprojectos no domínio do aprovisionamento de água potável (construção e reabilitação de reservatórios de retenção de água, realização de ligações domiciliárias e de chafarizes públicos), de eletricidade (extensão de redes de eletricidade, ligações domiciliárias de eletricidade) e saneamento das águas utilizadas no local.

Ele inclui ainda a realização de projetos geradores de rendimentos, das quais microprojectos no dominio da produção vegetal e animal, da transformação dos produtos agrícolas, da pesca artesanal, do artesanato (aquisição de material, equipamento e diferentes meios de produção) e atividades comerciais.

Este é o primeiro financiamento que o BADEA concede a Cabo Verde para a luta contra a pobreza, que afeta mais de 20 por cento da população do arquipélago estimada em 567 mil habitantes.

-0- PANA CS/TON 29mar2011