BAD suspende Global Interjapan do Quénia por fraude em concurso público
Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) riscou uma empresa queniana por "práticas fraudulentas" num concurso público, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado de imprensa publicado terça-feira, o BAD disse ter suspenso a Global Interjapan (Kenya) Limited por 36 meses por práticas fraudulentas durante um concurso público, relativo a um médio projeto de irrigação e valor acrescentado, financiado pelo BAD no Quénia.
A Global Interjapan é uma empresa de engenharia civil registada no Quénia.
O BAD afirmou ter tomado esta decisão após uma investigação levada a cabo pelo seu Gabinete de Integridade e Anti-Corrupção.
A exclusão torna a Global Interjapan e suas filiais inelegíveis para participar em projetos financiados por esta instituição bancária pan-africana.
Além disso, a exclusão é tida em conta por outros bancos multilaterais de desenvolvimento, lê-se no comunicado.
Portanto, a empresa sancionada ficará também bloqueada por outros bancos multilaterais, incluindo o Banco Asiático de Desenvolvimento, o Banco Europeu de Reconstrução e desenvolvimento, o Banco Inter-americano de Desenvolvimento e o Grupo do Banco Mundial.
Quando terminar o período de exclusão, a Global Interjapan (Kenya) Limited só poderá participar em projetos financiados pelo Grupo Bancário, se implementar um programa de conformidade de integridade, de acordo com as normas do BAD.
O médio projeto de Irrigação e de valor acrescentado tem como objetivo reduzir a pobreza melhorando a produtividade agrícola no Quénia.
O empreendimento visa igualmente melhorar os rendimentos e a segurança alimentar das pessoas em 11 condados do Quénia.
-0- PANA DJ/MA/BAI/IS/DIM/DD 17fevereiro2021