BAD subvenciona Uganda com milhão de dólares para combater Ébola
Kampala, Uganda (PANA) - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) doou um milhão de dólares americanos ao Uganda para ajudar este país da África Oriental a fazer face a um surto do vírus Ébola, declarou o Banco na quarta-feira.
Numa nota postada no seu site web, o BAD diz que a subvenção para o Plano de Preparação e Resposta no caso de Ébola foi aprovado em janeiro. Os fundos foram desembolsados através da Organização Mundial da Saúde (OMS), enquanto agência executora.
A decisão segue-se a um pedido do Governo ugandês ao BAD para apoiar os esforços do país para conter o flagelo do Ébola, que até agora já matou três pessoas no país.
O Banco observa que está a trabalhar com o Ministério da Saúde do Uganda e a OMS nesta questão.
Segundo o comunicado, o acordo foi assinado pelo diretor nacional do BAD no Uganda, Kennedy Mbekeani, pelo ministro das Finanças e Desenvolvimento Económico do Uganda, Matia Kasaija, e por Rebecca Matshidiso Moeti, diretora regional da OMS para África.
Os fundos serão utilizados para a gestão de casos suspeitos e confirmados de Ébola, incluindo a compra e distribuição de suprimentos médicos, e o tratamento de pessoas afetadas por Ébola.
Serão também utilizados para reforçar a preparação e capacidade a nível nacional e distrital de alto risco, incluindo formação e apoio de emergência. Com este apoio, as equipas de resposta serão rapidamente destacadas e a vigilância da doença será reforçada.
Segundo o BAD, o pedido de ajuda de emergência do Governo ugandês ajudará a proteger vidas e restaurar as atividades económicas normais das populações em 31 distritos do país.
-0- PANA MA/NFB/BEH/CJB/IZ 12fev2020