BAD promete investir no setor privado em São Tomé e Príncipe
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) comprometeu-se a apoiar o setor privado, o turismo e a banca, em São Tomé e Príncipe, com vista a criar empregos no arquipélago, soube-se segunda-feira de fonte oficial, em São Tomé.
“Pretendemos apoiar o setor privado, porque sabemos que o desemprego é bastante alto”, disse Soraya Mellali, chefe da delegação do Banco Africano de Desenvolvimento.
Soraya Mallali, que se fez acompanhar de outros administradores do BAD, afirmou que a sua instituição quer ajudar o Governo são-tomense, tendo em conta os esforços que estão a ser consentidos para melhorar a economia do país”.
Durante a estada da delegação chefiada por Soraya Mallali, a missão visitou projetos agropecuários em curso, criação de animais, conservação e comercialização de pescado, melhoramento da pista rural, Agripalma (empresa de produção de azeite de palma), e derivados na zona sul de São Tomé.
A primeira visita dos altos responsáveis do BAD a São Tomé e Príncipe é vista como sendo fulcral, pelo ministro das finanças e Economia Azul, tendo em conta que "irá permitir o financiamento do setor privado, e criar emprego.”
Com cerca de 200 mil habitantes, São Tomé e Príncipe está confrontado com a diminuição das ajudas externas, e a subida galopante do desemprego que afeta sobretudo os jovens.
À luz do Fórum Africa Investment, que teve lugar, em Joanesburgo (África do Sul), em novembro de 2018, a instituição financeira internacional anunciou estar disposta a financiar o setor privado são-tomense, a banca, o turismo e as pescas.
-0- PANA RMG/IZ 18fev2019