BAD oferece €180 milhões à Tunísia para enfrentar covid-19
Túnis, Tunísia (PANA) - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) ofereceu à Tunísia 180 milhões de euros para financiar um programa de resposta ao coronavírus (covid-19) através da integração social e da proteção do emprego, anunciou quarta-feira a instituição financeira.
O programa visa apoiar a resposta sanitária, após a propagação do novo coronavírus, no país, e limitar os efeitos socioeconómicos da crise nas populações mais vulneráveis, nomeadamente as mulheres e os jovens.
“Estamos dispostos a apoiar a Tunísia para enfrentar a crise. A nossa prioridade é proteger as populações e apoiar o sistema sanitário a enfrentar a crise, protegendo ao mesmo tempo empregos e apoiando o relançamento económico graças a investimentos estratégicos”, declarou o administrador do BAD para a África do Norte, Mohamed Al Azizi.
O programa prevê medidas para erradicar a pandemia e apoiar as competências sanitárias de forma a alargar a cobertura sanitária das categorias mais precárias.
Também visa apoiar as operações de testes rápidos para cerca de 45 mil pessoas oferecendo ao mesmo tempo a proteção a mais de dois milhões de pessoas e 140 mil reformados e pessoas de receitas modestas.
A proteção dos empregos tornados precários pela pandemia da covid-19 e o apoio à integração social, com ajudas dadas a 623 mil famílias de receitas modestas, também figuram entre os objetivos pretendidos.
O programa permitirá, além disso, ajudar 10 mil trabalhadores obrigados ao desemprego, 350 mil funcionários afetados pela crise, 230 mil pequenos produtores e mais de 50 mil trabalhadores profissionais.
"Apoiamos a Tunísia, ajudando a mais de dois milhões de pessoas, das quais 70 por cento mulheres e intervimos ao lado das autoridades tunisinas para reforçar a capacidade da economia de enfrentar os próximos choques”, afirmou, por sua vez, a diretora-geral adjunta e responsável da Tunísia junto do BAD, Yassine Fall.
A parceria entre o BAD e a Tunísia existe há quase meio século e cobre vários setores dos quais a saúde, o desenvolvimento humano, a energia, a água, o transporte e a agricultura.
-0- PANA YY/IN/IS/FK/IZ 04junho2020