BAD lança programas agrícolas a favor de PME africanas
Dakar, Senegal (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) lançou quarta-feira em Accra, no Gana, 17 novos programas de subvenção de projetos agrícolas a favor das Pequenas e Médias Empresas (PME), financiados pelo Fundo para a Aceleração do Desenvolvimento Agrícola (FADA), soube a PANA junto da instituição financeira.
As PME beneficiárias estão implantadas no Gana (quatro), na Tanzânia (quatro), no Burkina Faso (dois), no Malawi (dois), em Moçambique (dois), na Etiópia (um), na Nigéria (um) e no Senegal (um).
Estes projetos identificados vão das estradas de ligação rural à irrigação, passando pelas unidades de transformação e de comercialização, bem como pelos dispositivos de subcontratação, precisa o BAD.
O Fundo suporta os custos de desenvolvimento duma larga variedade de infraestruturas agrícolas que cobrem toda a cadeia de valor, da produção à venda.
Ele baseia-se em projetos que contribuem para a segurança alimentar, a melhoria das receitas e dos meios de subsistência dos pequenos exploradores e a criação de empregos.
O FADA é administrado pelo Departamento da Agricultura e da agroindústria do BAD, sublinha o comunicado da instituição financeira africana.
Ele vem apoiar o desenvolvimento duma sólida reserva de projetos de infraestruturas agrícolas “financiáveis” e acompanha as PME africanas do setor agroalimentar nas suas atividades de preparação de projetos, a fim de facilitar o seu lançamento, precisa a instituição financeira.
-0- PANA OG/JSG/FK/DD 11abril2019