Agência Panafricana de Notícias

BAD financia projetos em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) apresentou segunda-feira o seu plano de intervenção em São Tomé e Príncipe para os próximos cinco anos, avaliado em oito milhões de dólares americanos, soube a PANA de fonte oficial em São Tomé.

“Temos cinco milhões de unidades de conta, perfazendo entre sete e oito milhões de dólares, dependendo da taxa de câmbio", disse Flávio Soares da Gama, economista do BAD, precisando que esta assistência para os próximos cinco anos prioriza o reforço das capacidades e o apoio institucional.

A melhoria da governação económica e financeira, da finanças públicas e das indústrias extrativas é também uma das áreas contempladas.

Segundo Ftefane Milleur, também economista do BAD, esta instituição financeira internacional, vai, através desta nova estratégia, apoiar o Governo são-tomense nos seus esforços para assegurar uma gestão responsável, transparente e eficaz dos recursos financeiros para o desenvolvimento socioeconómico e o bem-estar de todos os São-tomenses”.

O plano apresentado pelo economista Flávio Soares da Gama recomenda que as autoridades nacionais devam investir na formação de quadros, e diversificar a economia no setor não petrolífero para evitar a "febre holandesa".

Quanto à governação económica e financeira, o documento indica que São Tomé e Príncipe apresenta ainda fraquezas na gestão das finanças públicas.

As debilidades residem no pagamento de atrasados, na contabilização e gestão de fundos, dívida e garantias bem como no planeamento e programação, incluindo o programa de investimento público semianual e a programação orçamental, sublinha plano estratégico.

O BAD tem uma carteira de três projetos em execução nas ilhas de São Tomé e Príncipe avaliado em 12 milhões 500 mill dólares americanos nas áreas de desenvolvimento da pecuária, segurança alimentar e desenvolvimento dos recursos humanos.

-0- PANA 16Abril2012