Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O ministro burkinabé da Economia, Finanças e Desenvolvimento, Lassané Kaboré, e o responsável local do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Pascal Yembiliné, assinaram, quarta-feira, dois acordos de financiamento de um montante total de cerca de 21 biliões de francos CFA.
Os dois acordos consistem num empréstimo de 17,6 biliões e numa subvenção de 3,2 biliões de francos CFA, destinados ao Projecto de Desenvolvimento e Valorização da Planície de Léraba (PAVAL).
O objetivo global é alcançar a segurança alimentar e nutricional na região de Cascades, no Burkina Faso Ocidental, indica um comunicado do Ministério da Agricultura.
O PAVAL consiste no desenvolvimento de uma área irrigada de mil hectares com uma produção adicional de sete mil e 500 toneladas por ano de produtos alimentares, incluindo arroz e milho, e 14 mil toneladas por ano de produtos hortícolas.
Com este projeto apoiado pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Hidroagrícola, serão criados mil e 500 empregos, e os rendimentos dos produtores aumentarão de 330 mil para 550 mil francos CFA por ano e 50 por cento das mulheres terão acesso à terra.
-0- PANA TNDD/DIM/IZ 10out2019