BAD financia programa de desenvolvimento urbano sustentável da Gâmbia
Banjul, Gâmbia (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) concedeu à Gâmbia uma subvenção de três milhões de dólares americanos provenientes do seu Mecanismo de Ajuda à Transição (TSF, sigla em inglês) para o desenvolvimento urbano sustentável da província de Banjul, revela um comunicado da instituição financeira.
Segundo a nota, as atividades incluirão o reforço das capacidades e a formulação de um plano diretor para o desenvolvimento urbano, utilizando as tecnologias digitais.
Elas estão destinadas a melhorar consideravelmente a eficácia operacional das três municipalidades (Banjul, Kanifing e Brikama) e igualmente a apoiar a expansão do porto de Banjul.
Uma cerimória tripartida de assinatura do projeto entre o Ministério das Finanças, o Escritório das Nações Unidas para os Serviços de Apoio aos Projetos (UNOPS) e o BAD foi realizada a 22 de julho de 2019, em Banjul, capital gambiana.
O BAD indicou que o Programa de Desenvolvimento Urbano Sustentável 2020-2040 da aglomeração de Banjul servirá de projeto-piloto que tem envolvimentos para o desenvolvimento em todo o país.
"O UNOPS na Gâmbia está a executar o projeto e já organizou um seminário com as partes envolvidas em colaboração com o BAD de 17 a 18 de junho de 2019 em Banjul, durante o qual as partes envolvidas locais trazeram contribuições para o plano diretor e o lançamento do projeto”, indica o comunicado.
De acordo com o documento, as consultas com as partes envolvidas continuam em curso e cada vez mais dados são recolhidos para permitir a formulação de um plano diretor digital integrado e bem informado na província de Banjul.
-0- PANA MSS/RA/AKA/TBM/IBA/FK/IZ 29julho2019