BAD financia emprego de mulheres e jovens no Senegal
Dakar, Senegal (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) concedeu ao Senegal um financiamento de 41,1 biliões de francos CFA (70 milhões e 25 mil dólares americanos) para a promoção do emprego das mulheres e dos jovens.
A convenção foi assinada no fim de semana, em Dakar, pelo ministro senegalês da Economia, Planeamento e Cooperação, Amadou Hott, e pelo diretor-geral adjunto do Gabinete Regional do BAD para a África Ocidental, Serge Nguessan.
Este financiamento destina-se ao lançamento da primeira fase do Projeto de Apoio e Valorização das Iniciativas de Empreendedorismo das Mulheres e dos Jovens (PAVI 1).
"Este importante financiamento é fruto de uma cooperação rica e dinâmica que o BAD realizou com a delegação senegalesa ao Empreededorismo Rápido (DER), baseada numa abordagem pela procura e em coordenação com o setor privado, nomeadamente os bancos e as instituições de microfinanças”, declarou Hott durante a cerimónia de assinatura.
Indicou que o PAVI 1 permitirá financiar projetos de mulheres e jovens, dando um acompanhamento técnico sobre a profissionalização às diferentes profissões e em matéria de gestão de empresa.
Segundo ele, o PAVI 1 permitirá formar mais de 27 mil empreendedores, dos quais 55 por cento de mulheres, apoiar a transformação digital de dois mil e 200 empresas e formalizar três mil e 500 outros dos quais 50 por cento para as mulheres.
"O Estado do Senegal tem uma grande esperança nesta primeira fase do PAVI 1 que vai permitir às mulheres e aos jovens contribuir para a criação de riqueza com uma massa crítica de jovens empreendedores saídos de todos os meios socioeconímicos”, acrescentou.
O ministro afirmou que um dispositivo de acompanhamento e de enquadramento será instaurado para evitar os desvios de objetivos.
-0- PANA AAS/IS/SOC/MAR/IZ 16dez2019