BAD financia desencravamento de zonas fronteiriças da Côte d'Ivoire
Dakar, Senegal (PANA) - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) comprometeu-se desembolsar 275 biliões de francos CFA, ou 475 milhões de dólares americanos, para financiar quatro projetos na Côte d'Ivoire, incluindo o desencravamento das zonas fronteiriças do país, soube a PANA de fonte oficial, em Abidjan.
O compromisso consta de um acordo assinado no início desta semana pelo ministro ivoiriense da Economia e Finanças, Adama Koné, e pela diretora-geral do BAD para a África Ocidental, Marie-Laure Akin-Olugbade.
Estes projetos envolvem a segunda fase do Projeto de Transporte Urbano de Abidjan, no valor de 216 biliões 120 milhões de francos CFA (376 milhões de dólares americanos) e o Projeto de Desencravamento Rodoviário das Zonas Fronteiriças com Gana, no leste do país, no montante de oito biliões 800 milhões de francos CFA (15 milhões 224 mil dólares americanos).
O financiamento cobre igualmente o Projeto de Melhoria do Acesso à Eletricidade na zona rural, no valor de 27 biliões 750 milhões de francos CFA (47 milhões 923 mil dólares americanos) e o Projeto de Apoio à Governação da Fileira do Cacau, orçado em quatro biliões de francos CFA (seis milhões 920 mil dólares americanos).
Segundo o ministro da Economia e Finanças da Côte d’Ivoire, “estes financiamentos contribuirão com certeza para a execução do Plano Nacional de Desenvolvimento 2016-2020, e terão impactos convincentes no quotidiano das populações”.
Por sua vez, a diretora-geral do BAD para a África Ocidental indicou que os projetos vão, para além do polo económico de Abidjan, contribuir para o desencravamento das zonas fronteiriças.
-0- PANA OG/JSG/FK/IZ 7março2019