Agência Panafricana de Notícias

BAD financia Centro Tecnológico em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai conceder a Cabo Verde um empréstimo de 32 milhões de euros para o desenvolvimento do Centro Tecnológico do arquipélago, soube a PANA, sexta-feira, na cidade da Praia de fonte oficial.

Segundo um comunicado do Governo cabo-verdiano, o empréstimo concedido no âmbito do projeto da criação do Parque Tecnológico (PT) inclui a construção do Centro de Dados, cujas obras se encontram em fase avançada.

No âmbito deste empréstimo estão ainda previstas a construção de um centro de negócios e instalações comuns, de um centro de incubação e de um centro de treinamento e qualificação.

O comunicado esclarece ainda que o Centro Tecnológico (CT), já em construção na cidade da Praia, representa a primeira fase do futuro PT, devendo toda a infraestrutura física e os equipamentos estarem operacionais no final deste ano para funcionar em pleno nos primeiros meses de 2014.

“A infraestrutura vai ter níveis elevados de segurança e estará preparada para prestar serviços de alta fiabilidade e disponibilidade ao Estado e a terceiros”, garante a fonte, sublinhando que este projeto do Governo visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, apoiado na Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC).

O Governo do arquipélago perspetiva ainda que o CT seja uma das peças do "puzzle" para a implementação do “cluster” das TIC no país, tendo em conta a aposta na diversificação da economia local, na criação de novos postos de trabalho e na geração de riquezas.

A primeira pedra para a construção do Centro Tecnológico de Cabo Verde, que conta também com o apoio da China, foi lançada em março de 2010 pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves.

Este projeto de "upgrade" da plataforma digital do Governo cabo-verdiano vai permitir ainda a ampliação da rede de fibra ótica do país visando o alargamento da Internet a todo o arquipélago, o que, por sua vez, irá assegurar a implementação do projeto "Mundu Novu" (Mundo Novo), através do qual Cabo Verde propõe dotar todas as escolas públicas do arquipélago de meios para a utilização das TIC no ensino.

O centro irá permitir também aumentar as possibilidades para a ampliação do projeto de ligação digital nos serviços de saúde e de Governação Eletrónica em geral.

A funcionar nas imediações do antigo aeroporto da Praia, o Centro Tecnológico será gerido pelo Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI), entidade pública que tem estado na vanguarda da utilização das TIC em Cabo Verde, com destaque para o programa de Governação Eletrónica.

-0- PANA CS/TON 23agosto2013