Agência Panafricana de Notícias

BAD financia 17,69 milhões de euros para construção de estrada nos Camarões

Yaoundé, Camarões (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou, quarta-feira, um empréstimo de 17 milhões e 960 mil euros aos Camarões para financiar a construção de 365 quilómetros de estrada na região noroeste do país.

O projeto da estrada conhecida como "Ring Road" inscreve-se na terceira fase do programa de apoio ao setor dos transportes do país e vai ajudar na melhoria da circulação de pessoas e bens com visa a reforçar o crescimento e a promover o comércio nacional e regional.

A Ring Road atravessa cinco dos sete municípios da Província do Noroeste e conduz em vários pontos para a fronteira com a vizinha Nigéria.

O projeto vai igualmente considerar um apoio institucional ao setor dos transportes e a obras conexas tais como o desenvolvimento de estradas rurais, a reabilitação de infraestruturas socioeconómicas que visam melhorar as condições de vida das mulheres e dos jovens.


Espera-se por conseguinte um impacto positivo sobre os transportes, nomeadamente, a redução considerável do tempo de deslocação, o aumento do tráfego de passageiros e de mercadorias, a criação de empregos para 30 mil mulheres e jovens, o aumento da receita das famílias e a redução das perdas após a colheita, entre outros.

O projeto será executado de dezembro de 2018 a junho de 2024, a um custo total da primeira fase do projeto avaliado em 255 milhões de euros, ou seja, 167 biliões e 270 milhões de francos CFA.

Este financiamento vai realizar-se com a participação do BAD no valor de 179 milhões e 600 mil euros, uma soma de 42 milhões de euros do Africa Growing Together Fund e uma participação do Governo camaronês com 32 milhões 840 mil euros.

Lembre-se que, no fim de agosto, de 2018, a carteira do BAD nos Camarões comportava 24 projetos num custo total de um bilião, 369 milhões e dois mil euros, ou seja, um bilião, 218 milhões e três mil euros para 19 projetos no setor público, e quatro projetos avaliados em 150,99 milhões de euros para o setor privado.

-0- PANA EB/BEH/SOC/FK/IZ 29nov2018