Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo de Cabo Verde assinou, quinta-feira, na cidade da Praia, um acordo com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para o empréstimo de 20 milhões de euros como reforço orçamental para a modernização da Administração Pública cabo-verdiana.
No ato da assinatura, o vice-primeiro ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, destacou que este empréstimo é um “excelente impulso” para a realização da ambição de Cabo Verde em matéria de governação eletrónica, visando modernizar o Estado e a Administração Pública.
“Estamos a construir a ponte para o retorno à normalidade pós-covid-19 e temos ambição de melhorar o ambiente de negócios e de priorizar o digital. Nós assumimos o digital como acelerador da modernização da Administração Pública central, como local, mas também como instrumento para melhorar a qualidade do serviço prestado aos cidadãos e às empresas”, acrescentou.
Olavo Correia falou ainda no digital como “um instrumento potente” para promover, não só a boa governação, como a transparência na gestão pública e melhorar o ambiente de negócios e o clima de investimentos para aumentar a produtividade das empresas e garantir a transição digital.
Conforme o também ministro da Economia Digital, este apoio orçamental do BAD será pago em 20 anos, com cinco anos de carência, com a taxas de juros à volta de zero por cento.
-0- PANA CS/IZ 15out2021