Agência Panafricana de Notícias

BAD e Quénia assinam acordos de empréstimos

Nairobi, Quénia (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) assinou dois acordos num valor total de 158 milhões de dólares americanos com o Governo queniano para financiar um importante projeto hidroelétrico e reforçar o sistema do ensino superior local, soube-se de fonteso oficiais em Nairobi.

O primeiro empréstimo de 115 milhões de dólares americanos financiará a construção da rede de eletricidade multinacional entre o Quénia e a Etiópia, que inclui uma linha de mil 68 quilómetros de transmissão de 500 quilovolts. O projeto será inaugurado em novembro de 2017.

O segundo empréstimo de 43 milhões de dólares americanos servirá para melhorar a qualidade e a pertinência das Faculdades de Engenharia em conformidade com a Visão 2030 do Quénia que prioriza as ciências, a tecnologia e a inovação (STI) e as aspirações da Comunidade da África Oriental (EAC) de integrar os seus recursos humanos.

O projeto visa contribuir para o aumento do número de engenheiros qualificados e competentes de seis mil 350 em 2012 para 12 mil até 2017 a fim de propulsar este setor. Ele
envolverá seis colégios universitários e duas universidades especializadas em STI em harmonia com as recomendações do Comité de Certificação dos Engenheiros.

Os acordos de empréstimos foram rubricados pelo diretor regional do BAD, Gabriel Negatu, e pelo ministro queniano das Finanças, Robinson Githae.

-0- PANA PR/VAO/NFB/TBM/FK/TON 08dez2012