BAD e Novo banco de Desenvolvimento juntos para melhorar condições de vida de Africanos
Nairobi, Quênia (PANA) - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) assinaram segunda-feira um acordo para promover novos projetos de impacto para melhorar a vida de milhões de Africanos.
O BAD declarou, em comunicado emitido em Washington, nos Estados Unidos, que o NBD é um banco multilateral de desenvolvimento criado pelas cinco principais economias emergentes do mundo, designadamente Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS).
Os dois bancos trabalharão em conjunto para identificarem, prepararem e co-financiarem projetos de interesse comum, lê-se na nota.
As duas instituições assinaram um Memorando de Entendimento em Washington, a 18 de outubro corrente, à margem das reuniões anuais do Banco Mundial (BM), formalizando a sua parceria e sua cooperação global.
"Através desta cooperação, alcançaremos os nossos objetivos comuns de promovermos o desenvolvimento económico e social", disse nessa ocasião o presidente do BAD, Akinwumi Adesina.
As instituições financeiras igualmente compartilham um compromisso com o desenvolvimento sustentável dos projetos de infraestrutura que diferenciam a vida de milhões de pessoas, acrescentou Adesina.
Disse que empreendimentos específicos incluem a energia limpa, infraestruturas de transporte, a irrigação e a gestão de recursos hídricos.
O saneamento, o desenvolvimento urbano sustentável, bem como a cooperação e a integração económica, também são visados, acrescentou.
Do seu lado, o presidente da NDB, Kundapur Vaman Kamath, declarou que este Memorando de Entendimento cria uma plataforma para a partilha de conhecimentos e o aprofundamento de sinergias entre o desenvolvimento de África e a NBD.
-0- PANA DJ/VAO/ASA/BEH/DIM/DD 29out2019