BAD e Congo rubricam acordo de empréstimo de 187 milhões de euros
Brazzaville, Congo (PANA) – O Governo congolês e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) assinaram, este domingo, em Brazzaville, um acordo de empréstimo de 187 milhões de euros, constatou a PANA no local.
O acordo foi rubricado pela ministra congolesa do Planeamento, Olga Gilslaine Ebouka-Boubakas, e pelo representante do BAD no Congo, Antoine Tioye.
Segundo Ebouka-Babackas, a concessão deste apoio orçamental esta condicionada à assinatura do acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e pela realização de algumas reformas.
O Governo congolês continuou a trabalhar com determinação para satisfazer estas duas condições e permitir assim ao Conselho de Administração do BAD aprovar, a 13 de dezembro de 2019, este apoio orçamental de 187 milhões de euros, afirmou a ministra congolesa do Planeamento.
Segundo a governante, esta soma vem atenuar consideravelmente o défice de tesouraria registado no orçamento do exercício de 2019, assimo como para confirmar a pertinência da estratégia de mobilização dos recursos externos adotada pelo ministro congolês das Finanças e Orçamento, Calixte Nganongo, durante a elaboração da lei de finanças de 2019.
No entanto, prosseguiu, num contexto de rigor orçamental em que as garantias de financiamento dos doadores de fundos são fatores determinantes de equilíbrio do orçamento, a concretização para um tal acordo constitui um sinal manifesto de encorajamento à ação do Governo congolês.
-0- PANA MB/BEH/FK/IZ 15dez2019