Agência Panafricana de Notícias

BAD continua a considerar Tunísia sua agência de relocalização

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - A Tunísia continua a ser a agência de relocalização do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) que regressou, em 2014, à sua sede estatutária em Abidjan, capital económica ivoiriense, declarou segunda-feira o seu presidente, Donald Kaberuka.

O presidente do BAD falava durante uma conferência de imprensa realizada à margem da assembleia anual da sua instituição iniciada no mesmo dia.

Segundo Kaberuka, de nacionalidade rwandesa, a Tunísia "continua ser e continuará a ser a agência de relocalização do BAD".

"As razões que motivam esta escolha são o facto de a Tunísia ser um dos três maiores clientes do BAD, continuando a ser um membro influente do BAD com relações muito estreitas e merecendo por isso um apoio contínuo deste último", justificou-se.

O BAD deslocalizou, em 2003, as suas operações para a Tunísia devido à insegurança ligada à crise político-militar que prevalecia desde setembro de 2002 na Côte d'Ivoire.

A instituição regressou à sua sede estatutária, em setembro de 2014, quando o seu Conselho de Administração considerou que já estavam reunidas as condições mínimas para realizar as suas atividades na Côte d'Ivoire.

-0- PANA BAL/BEH/FK/DD 26maio2015