Agência Panafricana de Notícias

BAD condiciona acesso à energia à redução de pobreza em África

Túnis- Tunísia (PANA) -- O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Donald Kaberuka, declarou sexta-feira que o acesso à energia está estreitamente ligado à redução da pobreza em África.
Num comunicado transmitido à PANA, Kaberuka considerou que a falta de energia acentua problemas de saúde, de acesso à água, de saneamento básico e de educação.
Ele indicou que o défice de infraestruturas energéticas em África constitui "um obstáculo maior ao crescimento económico".
Kaberuka afirmou que o BAD faz do desenvolvimento de tais infraestruturas "um dos setores prioritários" da sua ação.
As atividades do BAD neste setor têm a ver com vários aspetos, nomeadamente o financiamento de empresas e projetos, a parceria público-privado e energias renováveis, lê-se no comunicado.
O BAD fez estas declarações na perspetiva de um congresso mundial sobre a energia a ter lugar de 12 a 16 de Setembro de 2010 em Montreal, no Canadá.
Durante o encontro, Kaberuka fará uma comunicação sobre a redução do défice energético em África, devendo insistir nas ameaças da mudança climática no continente negro, bem como no seu impacto negativo que "afeta de maneira desigual o continente".
Organizado de três em três anos, o congresso internacional sobre a energia é uma grande oportunidade para os participantes abordarem melhor questões energéticas e buscarem soluções à escala planetária.