Túnis, Tunísia (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) disponibilizou 238 milhões de euros para financiar projetos de desenvolvimento na Tunísia, soube a PANA de fonte segura em Túnis.
Um acordo sobre estes financiamentos foi assinado terça-feira pelo ministro tunisino das Finanças, Desenvolvimento, Investimento e Cooperação Internacional, Ridha Chalghoum, e pela diretora-geral adjunta do Escritório norte-africano do BAD, Yassine Fall.
O primeiro-acordo, dum montante total de 138 milhões de euros, tem a ver com um projeto de equipamentos para reforçar a rede de transporte elétrico, a melhoria da integração das enérgias renováveis e serviços.
O custo total deste projeto é de 992 milhões de dinares tunisinos (quase 313 milhões de euros), dos quais 385 milhões (121,4 milhões de euros) serão desembolsados pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID), enquanto o resto pela Companhia Tunisina de Eletricidade e Gás.
O projeto será realizado durante o período 2020-2024.
Cifrado em 100 milhões de euros, o segundo acordo é assumido financeiramente pelo Banco do Habitat, com o fito de apoiar pequenas e médias empresas.
-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/DD 17dez2019