Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou um empréstimo de 220 milhões de dólares americanos a favor de Marrocos para financiar programas de melhoria da competitividade territorial no país, anuncia um comunicado da refrida entidade publicado quinta-feira em Abidjan.
O empréstimo visa fazer emergir os territórios enquanto novos pólos industriais competitivos visam atrair mais investidores privados e produzir novos empregos, acrescentou o comunicado.
Para o diretor-geral do BAD para a África do Norte, Mohamed El Azizi, “esta operação é uma contribuição estratégica para a dinâmica de regionalização avançada empreendida por Marrocos”.
Acrescentou que “tornar os territórios mais atrativos e mais competitivos é, para nós, uma prioridade que permitirá criar condições dum desenvolvimento mais sustentável e mais inclusivo.”
O programa tem por objetivo reforçar a contribuição das regiões para o processo de aceleração industrial, visado por Marrocos, e desdobrar uma nova geração de infraestruturas industriais, refere-se.
Vai igualmente instaurar incitações financeiras a favor, nomeadamente, das pequenas e médias empresas, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e o desenvolvimento de novas bases industriais, financiado em parte por esta operação.
-0- PANA AT/IN/TBM/MAR/DD 20dez2019