BAD aprova programa de empréstimo para 2021
Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - O Conselho de Administração autorizou, a 11 de dezembro de 2020, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) a emprestar uma soma máxima de 10 biliões 400 milhões de dólares americanos nos mercados de capitais, a título do seu programa de empréstimo de 2021.
De acordo com um comunicado, esta decisão permite à instituição financeira mobilizar, no próximo ano, fundos nos mercados de capitais internacionais, a fim de contribuir para o financiamento dos seus projetos e do seu programa no continente africano.
O BAD está ativo em vários mercados internacionais em dólar americano, dólar australiano, euro e libra esterlina.
"O Banco continuará a promover o desenvolvimento dos mercados de capitais africanos com a emissão de dívida denominada em moeda local para facilitar o financiamento das suas operações nestas mesmas divisas , paralelamente a outras iniciativas", refere a nota.
O Banco está muito ativo no domínio dos investimentos socialmente responsáveis e continua a ser um emissor regular de obrigações verdes e sociais. Este ano, o BAD emitiu uma obrigação social denominada “Comabater a Covid-19” de três biliões de dólares americanos para um período de três anos.
A instituição financeira continuou a utilizar as suas prioridades operacionais, as « High5 » para a emissão de 19 obrigações temáticas, incluindo as ligadas às prioridades que consistem em “melhorar a qualidade de vida das populações em África e esclarecer África”.
O BAD beneficia duma nota de endividamento a longo prazo « AAA » (perspetivas estáveis) das principais agências de notação internacionais, e está igualmente notada por agências de notação “ESG” (ambiental social, e governação).
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 21dez2020